Quem sou eu

Minha foto
Já que existe no Sul esse conceito que o Nordeste é ruim é sempre ingrato Já que existe a separação de fato é preciso torná-la de direito. Quando um dia qualquer isso for feito todos vamos lucrar imensamente Começando uma vida diferente da que a gente até hoje tem vivido Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente Dividido a partir de Salvador O Nordeste seria outro país Vigoroso, leal, rico, feliz Sem dever a ninguém no exterior Jangadeiro seria o Senador O caçador de roça era o Suplente Cantador de viola o Presidente O vaqueiro era o líder do partido Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente Em Recife o distrito industrial O idioma ia ser nordestinense A bandeira de renda cearense Asa Branca era o Hino Nacional O folheto era o símbolo oficial A moeda o tostão de antigamente Conselheiro seria o inconfidente Lampião o herói inesquecido Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente...

ALAGOA NOVA ANTES E DEPOIS (Fotos de Luís Avelima)


CIDADES QUE FAZEM PARTE DE NOSSA REDE DE RÁDIOS


Cordelista paraibano lança “DICIONÁRIO DE PARAIBÊS” em forma de cordel



O cordelista Vicente Campos Filho lançou recentemente um folheto de cordel denominado “Dicionário de paraibês”. Em forma de versos, estão dispostos 170 termos utilizados, principalmente no interior paraibano, todos eles acompanhados de seus respectivos sinônimos.

Há cinco anos residindo em João Pessoa, o paraibano da cidade de Patos diz que se utiliza da experiência adquirida durante os seus 44 anos de vida no sertão. “Os termos regionais apresentados nesse cordel representam o que há de mais puro no vocabulário de pessoas que moram no interior”, revela Vicente Campos Filho.
Autor de mais de três dezenas de cordéis, Vicente Campos Filho distribui os seus folhetos para comercialização nas diversas lojas especializadas em produtos para turistas da nossa capital e em bancas de revistas. Ele conta que este em especial, se destina à promoção da nossa cultura entre os que visitam a Paraíba. “O Dicionário de paraibês tem sido muito bem aceito entre os turistas que aqui chegam e que buscam informações sobre a cultura paraibana. Vários outros cordéis que tenho publicado são bem aceitos. Mas este tem superado as expectativas. Tanto turistas como nativos se deliciam com os termos apresentados”.
Os cordéis de Vicente Campos Filho revelam a veia humorística do autor que diz gostar de provocar risos nas estórias contadas em forma de versos. “Gosto muito quando vejo alguém folhear um de meus cordéis e exibir um ar de riso ao ler algumas estrofes”, confessa.



Algumas estrofes:


Um mau cheiro é uma CATINGA

Também pode ser INHACA

Na axila é SUVAQUEIRA

Quem fecha um botão ATACA

Quem se vai PEGA O BECO

Quem entra em casa EMBURACA.

Longe é a BAIXA DA ÉGUA
O ali é ACULÁ

Devagar é SÓ NA MANHA

Correr é DESIMBESTAR

O de cima é o de RIBA

Botar no chão é ARRIAR.

Mulher bonita é VISTOSA
Mulher feia é CANHÃO

Quem se zanga DÁ A GOTA

Quem dá bronca DÁ CARÃO

Menino que anda lento

OH... MENINO REMANCHÃO!

O otário é MANÉ
O malandro é MALAQUIA

Estar com pressa é AVEXADO

Dizer: “Vem logo” é “AVIA”

E quem se espanta com algo
Diz assim: “AFF MARIA!”.

22.6.10

ESSE É O VERDADEIRO REPRESENTANTE DA CULTURA POPULAR NORDESTINA

3 comentários:

  1. Olá amigos bom dia!!
    Muito boa a programação!
    Eu sou de Imaculada PB, mais moro em Piedade Jaboatão PE.Sou irmão do repentista Rogério Meneses.Mandar um abraço a todos os amigos da empresa Montcalm em suape.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo26.10.11

    Oi, eu gostaria de saber uma informação.
    Quem canta a música Calça Frouxinha?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Santos27.9.12

    Boa Tarde, sou do estado de Goiás, estamos com plano de começar aqui na nossa Radio, im programa nordestino, aqui tem muitos trabalhadores vindo deste estado, do maranhão, bahia, enfim, de varios lugares, estou precisando de algumas dicas, vinhetas, musicas, comida, vocabulario, enfim tudo o que possa me ajudar, sou eu o LOCUTOR do futuro programa, pode mandar alguma coisa se for do seu interesse, no email markimmm@ibest.com.br. Obrigado.

    ResponderExcluir